Ânia Gabriel Abrantes arquitectura
Ânia Gabriel Abrantes arquitectura
interior_apartamento_aveiro_aga_08.jpg

Interior apartamento Aveiro

renovação interior de um apartamento dos anos 90

RENOVAÇÃO DO INTERIOR DE UM APARTAMENTO DOS ANOS 90

A compra deste apartamento T2 já previa a execução de obras de renovação do interior. De pequena dimensão e com pouca luz natural, era confuso, muito pesado com madeiras escuras e pedras de granito cinzento, um mau exemplo dos anos 90. Estava completamente desajustado do gosto ecléctico dos novos habitantes e do ambiente de conforto que procuravam. Não sabiam bem que caminho seguir, um pouco perdidos entre muitas ideias que não tinham um fio condutor.

Duas condições foram impostas na nossa primeira conversa: o uso de cor sem receios (bom!) e um prazo curtíssimo de poucos dias para ter o projecto concluído, a equipa de demolições já estava no local a trabalhar (mau!).

Como o orçamento disponível era limitado, a abordagem passou por definir que todas as carpintarias existentes - portas, roupeiros, armários de cozinha - iam ser aproveitadas. Investiu-se no trabalho de lacagem e na escolha de novas ferragens para as renovar, bem como num novo pavimento para toda a casa, um carvalho de veio simples e tom esbranquiçado, para iluminar e ampliar visualmente os espaços.

interior_apartamento_aveiro_aga_01.jpg
interior_apartamento_aveiro_aga_03.jpg
interior_apartamento_aveiro_aga_04.jpg
interior_apartamento_aveiro_aga_02.jpg

Em cada divisão elegeu-se uma cor predominante sobre a base de branco: o laranja em apontamentos decorativos na sala, o verde água na cozinha e o amarelo na casa de banho, que teve uma renovação completa.

Criou-se uma narrativa entre os vários espaços, o tal fio condutor essencial, que é conseguido através de um projecto de pormenor que concilia a obra de arquitectura com o trabalho de decoração - pensar a colocação dos móveis, a mudança dos estofos, os quadros e as peças a usar... numa conjugação de equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, que pretende traduzir na casa a alma dos seus habitantes.

interior_apartamento_aveiro_aga_05.jpg
interior_apartamento_aveiro_aga_06.jpg
interior_apartamento_aveiro_aga_07.jpg

Autoria: Ânia Gabriel Abrantes

Local: Aveiro, Portugal

Cronologia: 2016

Fotografia: its.ivo tavares studio